(Tutorial) Efeito Double Exposure


Fala, criativos! Esse é o primeiro post tutorial do blog e eu resolvi ensinar vocês a fazerem o efeito "double exposure/dupla exposição" no photoshop. Este manip tornou-se comum entre os apaixonados por fotografia e design por conseguir sobre um cenário/textura em uma fotografia (acho tão conceitual, rs).


Essas são algumas inspirações que tirei no pinterest, mas deixarei um link contendo uma pasta com outros pins que fiz relacionado ao tema.

Mas vamos ao que interessa!

1. Escolha uma foto de sua preferência (procurem imagens com uma menor quantidade de detalhes ao fundo para facilitar o corte. Para fazer o recorte da imagem sugiro que utilizem a ferramenta Pen Tool (P).


2. Escolha uma imagem de paisagem/textura e coloque a camada por cima da sua foto já recortada como na imagem abaixo. No meu caso escolhi essa imagem com várias árvores para sobrepor minha foto (que está por baixo). 


3. Oculte essa primeira camada para que você possa visualizar a fotografia recortada que está por baixo. 


4. Depois disso, clique na camada da foto recortada para que ela fique selecionada, depois clique  na aba "edit" na barra de ferramentas do topo e marque a opção "Define Brush Preset"


5. Clique em "ok"


6. Coloque a camada da paisagem/textura visível novamente, clique nela e depois clique na opção "Add Layer Mask", conforme ilustrado na imagem. Depois selecione o quadrado da máscara que foi criado ao lado da camada. 


7. Com o máscara selecionada, abra a ferramenta Brush Tool (B), procure pelo Brush que foi criado com a sua fotografia recortada (o brush vai ter a silhueta da sua imagem) e selecione. 


8. Com o pincel selecionado e a configuração das cores conforme ilustrado na imagem (preto e branco), aplique o pincel que agora está no formato da sua imagem recortada sobre a máscara que foi criada na imagem da textura. Depois de aplicado, sua imagem ficará mais ou menos assim: 


9. Clique para ocultar a camada da sua foto que está por baixo. 


10. Agora selecione a camada da máscara que foi criada na textura e aperte CTRL + I para inverter as cores. 


Pronto. Este é o resultado final


Comente aqui o que vocês acharam do tutorial, rs.  

Nenhum comentário :

Postar um comentário